terça-feira, 18 de novembro de 2008

Desafio Literário

Recebi este desafio da Filipa e consiste em dizermos três livros de que gostamos. Não sou grande leitora visto que perco muito mais tempo a fazer ponto cruz, mas nas férias de verão já me costumo dedicar mais aos livros!
Aqui ficam três exemplos de livros que tenha lido e gostado recentemente:



"Cheio de humor na descrição das cenas da vida quotidiana, doce e nostálgico na evocação do passado dos protagonistas, comovente na forma como regista as suas fraquezas tão humanas, Baunilha e Chocolate é a história que todos gostaríamos de ler… para não perder a esperança, para reencontrar a confiança, para compreender mais alguma coisa sobre nós próprios."





"Este romance de Joana Miranda, tal como todos os anteriores, seduz rapidamente o leitor pela intensidade emocional que a escritora imprime à história, assim como pela fragrância da sua escrita. Vera, Gil, Maria, Francisco são as personagens que constelam e polarizam a narrativa, ponto de partida para o incessante movimento que leva a que as relações se cruzem e entrecruzem. O leitor é colocado perante algo que primeiramente se apresenta como um mistério, até encontrar o fio condutor do enredo. A estátua da mulher de mármore que obceca Gil é simultaneamente realidade e metáfora da busca de cada personagem. E se os factuais amores e desencontros prendem fortemente a atenção do leitor, este não deixa de sentir o apelo nostálgico de qualquer coisa indefinível e íntima. Esta é a arte peculiar de Joana Miranda, a de, ao narrar, partilhar connosco o seu exaltante amor pela vida, reconduzindo-nos ao nosso próprio mistério."



"A 11 de Novembro de 1997, Veronika prepara-se, aparentemente, para se deitar, como todas as noites. Mas desta vez, limpa o quarto, desliga o aquecimento, lava os dentes e recolhe-se debaixo dos lençóis com um objectivo em mente. Veronika decide morrer. Esta escolha não deixa de surpreender, pois é jovem, tem um emprego razoável e vive num pequeno apartamento, desfrutando do prazer de ter o seu próprio espaço. Vai a bares e discotecas, conhece rapazes interessantes e sai com alguns. Contudo, não é feliz. Alguma coisa falta na sua vida. Por isso, da mesa-de-cabeceira tira as quatro caixas de comprimidos para dormir, tomando um de cada vez até ao fim. À medida que se aproxima da morte, Veronika percebe que cada minuto da nossa existência constitui uma escolha entre viver ou desistir. Veronika desfruta de novos prazeres e descobre que a vida tem sempre algum sentido. Mas o tempo escasseia. Veronika decidiu morrer e agora não há como voltar atrás..."

Agora tenho que repassar o desafio para algumas amigas:

E quem quiser levar mais está à vontade! :)

Beijinhos

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Nela.Obrigado pela indicação ao desafio.Você sabe que adoro participar deles,né? Amanhã, prometo postar em meu blog com muito gosto.
Adorei o que disseste que não é grande leitora porque gasta mais o tempo a fazer ponto cruz.Achei tão "familiar" esta frase.rsssss.É porque eu também faço a mesma coisa.
Bjs, e um lindo dia,
Pri

Afcelestino disse...

Olá Manuela tudo bem ???
olha minha querida a gravidez vai andando... com uma dorezitas á mistura mas olha cá se vai aguentando. olha como gosto muito de ler vou levar o teu desafio comigo. Sabes o meu cunhado custuma-me dizer o dia para voçes devia de ter 25 horas ou mais... eu sou cincera as vezes gostava porqe queroi fazer tanta coisa ao mesmo tempo...

bem beijinhos e uma boa noite para ti e para a tua familia

SUSY